segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Introdução/ Justificativa


No mundo atual, o computador tornou-se a peça fundamental no cotidiano das crianças, de tal maneira, que é urgente promover a leitura e a escrita junto às crianças, na qual a literatura deve ocupar um lugar mais destacado. Em nossa escola percebemos nos alunos grande dificuldade em ler, interpretar e produzir textos. Sendo por isso tão necessário colocar em prática o presente projeto.

Como a arte, a literatura é o ponto de partida privilegiado para formação de leitores. Por meio dela, a ficção se integra com a realidade, pois sua matéria-prima é a experiência, a observação, a reflexão e o sonho. Não existe instrumento mais completo para levar a reflexão, à critica e à criação do que a literatura.

Assim sendo, o hábito de ler aproxima as crianças do mundo letrado. A leitura alimentará o imaginário e um bom livro leva a criança, o adolescente e o professor a perguntar e procurar respostas desenvolvendo as capacidades de observar, analisar, refletir, criticar e criar. Dessa forma o processo de aprendizagem será estimulado naturalmente.

Segundo Guaciaba Micheletti (2000), a literatura é um ato solitário, depende da vontade de um eu e de sua capacidade de posicionar-se diante do discurso do outro. 

Sabendo disso o projeto “Conhecendo o mundo encantado do cantinho da leitura” pretende através de diversas atividades discutir e analisar questões do cotidiano e desenvolver estratégias do fazer educativo bem como a leitura, a escrita e o pensamento crítico.
Na parceria, no intercâmbio com o outro o conhecimento será construído a luz de novos saberes e novas experiências.

O cantinho da leitura proporcionará informações e idéias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade, baseada na informação e no conhecimento. É um espaço que desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário